Contabilidade para empresas de construção civil e arquiteturas

A COMPASS possui alguns clientes nesse seguimento que tem suas particularidades, por exemplo, o plano de contas a contabilidade das empresas que tem como objeto social a atividade imobiliária, ou seja, a construção de unidades imobiliárias destinadas a venda, realização de obras por empreitada, ou até mesmo o loteamento de imóveis, tem uma contabilidade semelhante as demais empresas, entretanto existe diferença quando trata-se dos custos e apropriação das receitas.

Quer reduzir os custos com a contabilidade? Entre em contato com a gente agora mesmo! A Compass atende empresas de construção civil e arquiteturas há mais de 15 anos.

Plano de conta Para que possa entender melhor a contabilização das operações imobiliárias é necessário que seja analisado o plano de conta que se aplica a esta atividade imobiliária, assim a seguir está de forma resumida o plano de conta de uma construtora

Impostos a recuperar este grupo de conta registram os valores referentes aos imposto retidos na fonte, que podem ser o seguinte:

 

IRRF, PIS, COFINS, CSLL, INSS

Este grupo de conta é comum a toda atividade no caso da construção deve ser chamada atenção para o caso dos créditos de PIS e COFINS nas compras de bens ou serviços a pessoas jurídicas destinadas as obras, pois para um melhor acompanhamento deve ser registrado por obra.

Descubra também as vantagens de mudar seu regime tributário para o LUCRO PRESUMIDO assim reduzindo os custos com impostos, consulte a COMPASS CONTABILIDADE EMPRESARIAL e solicite um orçamento!